Sobre Jean-Yves Juguet
Chamar a atenção...
Viajar é vida! As suas viagens aos quatro cantos do mundo são sobretudo encontros com povos, etnias, culturas. Uma riqueza que nunca deixa de levar Jean-Yves Juguet, fotógrafo, a viajar pelo mundo com sua mochila. São viagens de raízes, a antítese dos hotéis de quatro estrelas, mochila bem pendurada e noites em tendas. Um modo de vida compatível com encontros, trocas, descobertas. Desde Janeiro de 2015, este homem pelo seu talento para captar olhares e momentos da vida, propõe uma exposição “Regards du Monde”, uma série de retratos de homens e mulheres que vivem em terras desconhecidas do grande público.
Povos do fim do mundo...
Só podemos ser apreendidos, e bem batiza a exposição, por seus olhos que oscilam entre a alegria, a tristeza, a amargura, a incerteza. Todos aceitaram após o encontro com esse fotógrafo do fim do mundo que seu rosto fosse captado pela lente. Etiópia, Namíbia, Himalaia… A fotógrafa também foi na trilha das raízes do povo cigano na Índia.
Observamos a diversidade dos seres, sua enriquecedora diferença. Povos de rostos limpos como nos templos budistas, África e a sua pintura tradicional, Hindus e os seus tons alaranjados… uma das fotos apresentadas nesta exposição foi também selecionada pela National Geographic France.